A arquitetura é uma arte composta pelo conjunto dos princípios, normas, técnicas e materiais utilizados para criar espaços funcionais. É um processo artístico e técnico que busca a interação entre pessoas e o ambiente.
Dentro desse conceito, a aplicação do lúdico fortalece essa conexão, criando um espaço divertido que se comunique diretamente com o público. Para isso, cores, texturas, formas e objetos podem ser usados de forma a explorar os sentidos.
Embora seja muito associado ao público infantojuvenil, o lúdico não se restringe somente a ambientes infantis, podendo transformar qualquer espaço em algo inovador, fazendo com que aquele que entre em contato com o ambiente experimente o despertar dos sentidos, pela emoção que aquele espaço carrega em si.
No projeto abaixo, desenvolvido por Pablo Dantas e Meius Arquitetura, foi explorado o uso do lúdico com o uso do mosaico da linha Creta Preall na fachada, que utiliza diferentes formas geométricas, as quais foram pintadas de diferentes cores, criando destaque e ritmo.
Não é de hoje que o uso de cores é utilizado na arquitetura de modo sensorial. Elas são capazes de despertar áreas no nosso cérebro e reações aos seus observadores, assim como o uso de formas e linhas.
Na educação infantil, o uso de formas geométricas está ligado ao desenvolvimento do raciocínio espacial e criatividade. Desta forma, se cria um projeto com completa interação com o público alvo, capaz de criar sensações e interatividade.
Quer conhecer mais sobre as nossas linhas de cimentícios? Converse com nossa equipe comercial!